Braga recebe primeira loja 100% Meam

A marca da Meamstyle vai abrir o primeiro espaço comercial em nome próprio na Cidade dos Arcebispos em abril. Mais do que um novo ponto de venda da Meam, que conta já com a 21 PR Concept Store em Lisboa, esta loja pretende espelhar a imagem da marca e ser um elemento dinamizador do seu conceito e aspirações.

José e Maria do Carmo Mendes ©NunoGonçalves

Braga foi a cidade escolhida pela Meam para abrir o seu primeiro ponto de venda próprio e a seleção da localidade foi tudo menos aleatória, como explica Maria do Carmo Mendes, co-CEO da Meamstyle, que detém a marca de moda.

«Primeiro, porque é mais fácil para nós pela proximidade. Segundo, porque é a terceira maior cidade do país, está em crescimento, é jovem, é turística e tem muitos estrangeiros a residir. Portanto, faz todo o sentido abrir lá», afirma ao Portugal Têxtil. «[Braga] está a ficar tão cosmopolita como nós gostamos de ser, enquanto marca», acrescenta a diretora de marketing da Meam, Cristina Maia.

Mais do que um ponto de venda, a nova loja, que deverá abrir em meados de abril com as coleções de homem e senhora da marca, promete ser um espaço especial para os clientes. «É a primeira loja Meam, 100% Meam, é uma coisa importante, é o nosso conceito e vamos ter de espelhar toda a alma da Meam num espaço de 70 metros quadrados», destaca Cristina Maia. «A Meam é uma marca intimista, por isso vamos convidar as pessoas a entrar na nossa sala de estar. Será um local onde os clientes vão poder estar e absorver um bocadinho cada uma das nossas coleções, o que consideramos tendência», revela.

A existência desta loja Meam vai permitir às pessoas «verem o desenvolvimento que fazemos, o resultado final. É bom ver o trabalho que desenvolvemos durante alguns meses exposto para toda a gente poder tocar, sentir, gostar e comprar», explica Eliana Mendes, diretora de desenvolvimento de produto da Meam.

Um espaço à medida

O novo ponto de venda da Meam está a ser preparado à medida, com as obras a decorrerem para que, no final, a loja espelhe a identidade da marca. «Primeiro de tudo tem de ser uma coisa moderna, contemporânea, neutra, e onde possamos mostrar a coleção – isso é muito importante», reconhece Maria do Carmo Mendes. «Estava cansada porque vendemos essencialmente a turistas na loja em Lisboa. Quero que sejam os portugueses a comprar. Queria que os portugueses vissem o quanto a marca é boa, o quanto é moderna, que a queiram e que se sintam bem», admite a co-CEO da Meamstyle.

Cristina Maia

Já para o diretor criativo da Meam, Francisco Rosas, «era essencial ter um espaço onde as pessoas se sentissem em casa, com o sofá, uma poltrona, para tomar um café ou uma bebida, e ao mesmo tempo poder ver as peças que estão ali em exposição, que não esteja com a pressa de vestir e provar… um espaço confortável que seja um bom momento do dia de uma cliente».

O espaço, «muito versátil», será ainda palco para diversos eventos – estando já planeadas sessões de styling com Francisco Rosas e sessões fotográficas com clientes – e deverá proporcionar um atendimento personalizado. «Os nossos clientes são muito importantes. Queremos que eles venham, que se sintam bem e que queiram voltar», sublinha Maria do Carmo Mendes.

Moda para os sentidos

Para despertar todos os sentidos, além das cores, que são uma referência nas coleções da Meam, a loja contemplará ainda na sua oferta o perfume Meam, uma fragrância própria que está atualmente em produção. «A Maria do Carmo deu as notas do que queria e juntamente com uma empresa de Braga, a Nortempresa Perfume Lab, desenvolvemos um perfume que representa o que é a Meam – é um aroma forte, que vai ficando ao longo do dia sem incomodar», adianta a diretora de marketing.

Eliana Mendes

A marca vai ainda lançar uma pequena linha de cosmética, que inclui um creme de mãos, com o mesmo aroma do perfume, e um bálsamo labial, e para a próxima primavera-verão deverá chegar o calçado. «Já encontramos os parceiros adequados», garante Maria do Carmo Mendes que, para já, prefere manter os detalhes no segredo dos deuses.

Depois da Romaria, o Entrudo

Romaria”, a coleção para a primavera-verão 2019 será a primeira a entrar na loja, a que se deverá seguir o “Entrudo”, o tema agregador das propostas para a próxima estação fria, recentemente desvendado na passerelle do Portugal Fashion.

«Não preciso de ir buscar um tema estrangeiro à la mode para fazer uma boa coleção», considera Francisco Rosas, que nas últimas três coleções para a Meam foi beber inspiração ao património nacional.

Francisco Rosas

Em “Entrudo”, os diferentes volumes, detalhes e cores das peças contam a história desta tradição portuguesa. «Quadrados com riscas, cores fortes com detalhes de xadrezes que normalmente não estão juntos… se olharmos para o uniforme e para a base dos caretos hoje, é isso mesmo que acontece. Eles têm quadrados, triângulos, franjas, uma série de coisas misturadas que não funcionam mas que é a imagem dos caretos. Nesta coleção tentei dar essa imagem mas de uma maneira mais moderna e mais atual», descreve o diretor criativo.

Passos seguros no crescimento

Para além desta loja própria e da concept store em Lisboa, as propostas da Meam estão igualmente à venda em lojas em Coimbra, no Porto e no Canadá e, em breve, na plataforma Minty Square. Na linha de mira estão outros mercados, como o Reino Unido e os EUA, a realização de desfiles internacionais – havendo já um convite para participar numa semana de moda na Escandinávia – e a dinamização de lojas pop-up. «Estamos em negociações para fazermos algumas pop-ups ainda durante este ano», desvenda Maria do Carmo Mendes.

Atualmente, a marca representa cerca de 5% do volume de negócios da Meamstyle, que, em 2018, rondou os 4,5 milhões de euros, mas o objetivo é triplicar essa quota. «Tem de rapidamente passar a representar 15%», aponta Cristina Maia. «Espero que com a loja seja já no final de 2019», avança a diretora de marketing.

Passos importantes que reforçam a validação do projeto. «Tenho confiança que agora estamos num crescimento mais sustentável e com sucesso no futuro», conclui a co-CEO da Meamstyle.

Fechar

Meam

Style & Fashion

Fechar

Entrar

Fechar

Carrinho (0)

Cart is empty No products in the cart.

Meam

Style & Fashion